domingo, 20 de janeiro de 2013

Musculação para gordinhos, pode?


Muitas pessoas preocupadas em emagrecer acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda do percentual de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não mostrar perda de peso na balança.
Emagrecer de forma saudável não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, é preferível emagrecer e ficar com o corpo flácido e fraco ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e funcional?
Estudos asseguram - e a prática comprova - que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gordura pelo organismo. Apesar de não se queimar como fonte de energia na musculação, existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, continua-se queimando a gordura por muito tempo depois da ativida física.
Em uma caminhada moderada de 1 hora, você pode eliminar de 200 a 300 calorias. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de calorias (dependendo claro, de cada metabolismo). Porém, após o exercício aeróbio, nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 a 15 calorias dentro desse período. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois do treino, esta taxa permanece 7% mais alta.

O QUE A MUSCULAÇÃO PODE FAZER POR VOCÊ:

* A musculação aumenta a massa magra e é esta que acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura;

* A musculação reduz o percentual de gordura;

* O treinamento com pesos estimula a síntese de proteinas musculares melhorando a estética e as funções do aparelho locomotor;

* Melhora a densidade óssea, retardando a osteoporose.

NÃO ESQUEÇA A DIETA:

* Faça uma ingestão calórica diária baseada nas seguintes proporções dos macronutrientes: Carboidratos - 40% da ingestão diária, Proteínas - 30%, Gorduras (boas) - 30%.

* Evite alimentos de índice glicêmico alto como pães de farinha branca, batata, granola, alimentos gordurosos e condimentados, frituras e doces.

* Beba pelo menos 2,5 l de água por dia.




*** Pratique atividade física sempre acompanhado por um profissional e procure um nutricionista que adeque um cardápio balanceado a sua rotina. ***

**** Texto baseado no artigo da revista Muscle In Form, edição 73 ****

Nenhum comentário:

Postar um comentário